As recentes declarações de Fernanda Bande no BBB24 têm gerado controvérsia e suscitado acusações de xenofobia e homofobia. Durante uma conversa na qual questionou o que havia de interessante na Bahia, insinuando a ausência de aspectos positivos no estado, as críticas se intensificaram.
O diálogo ocorreu enquanto ela elogiava um restaurante em São Paulo e evitava discutir a culinária baiana para evitar interações adicionais com Davi Brito, outro participante do programa. Fernanda indagou: “O que deve ter de interessante na Bahia?”.
Equipe de Fernanda nega acusações contra a participante
As acusações de xenofobia contra Fernanda Bande ganharam força quando sua equipe refutou qualquer intenção preconceituosa em suas declarações, atribuindo as críticas a fake news disseminadas pelos usuários da internet. Contudo, a postura da participante e suas palavras foram amplamente questionadas nas redes sociais, desencadeando debates acalorados sobre discriminação regional.
“Deve ter uns restaurantes incríveis na Bahia”. Bahia merece respeito e tem! Fernanda Protagonista #BBB24 #FernandaProtagonista pic.twitter.com/FeC77d1tE4 — Blackpilado (@Blackpiladobr) 16 de março de 2024
Além disso, Fernanda foi alvo de críticas por um possível comentário homofóbico durante uma conversa com MC Bin Laden, no qual fez uma observação sobre um comportamento frequentemente associado a homens gays.
Fernanda também é acusada de homofobia no BBB24
As críticas se aprofundaram ao ponto de comparar a reação do público às declarações de Fernanda com as críticas dirigidas a Davi Brito em momentos anteriores do programa, quando ele também foi acusado de homofobia.