Um período que apresenta ocorrências de orações coordenadas e subordinadas é geralmente classificado como um período composto. Isso ocorre porque um período composto é composto por duas ou mais orações independentes (coordenadas) e/ou dependentes (subordinadas) que estão conectadas de alguma forma.
As orações coordenadas são aquelas que possuem uma relação de igualdade gramatical, ou seja, são independentes entre si e podem ser ligadas por conjunções coordenativas, como “e”, “mas”, “ou”, “porque”, entre outras. Elas podem expressar diferentes ideias ou informações que se relacionam de maneira paralela.
As orações subordinadas, por outro lado, são dependentes de uma oração principal. Elas não podem funcionar por si só como sentenças completas e precisam da oração principal para ter sentido. As orações subordinadas são introduzidas por conjunções subordinativas, como “que”, “quando”, “porque”, “se”, entre outras, e podem expressar relações de causa, condição, tempo, finalidade, entre outras.
Portanto, um período composto que contém tanto orações coordenadas quanto subordinadas é aquele em que diferentes ideias ou informações estão conectadas de maneira complexa, utilizando tanto a estrutura de coordenação quanto a de subordinação. Isso torna o período mais rico e variado em termos de estrutura e significado.