Dia 12 de julho é a data em que se comemora o dia da engenharia florestal, data esta que é em homenagem ao São João Gualberto, que faleceu no dia 12 de julho de 1073. Esse santo dedicava sua vida aos cultivos de bosques florestais, por isso a homenagem a ele.
A engenharia florestal é uma engenharia que estuda os meios e recurso para o uso sustentável dos recursos florestais de forma sustentável.
Os engenheiros florestas são profissionais que se dedicam para a preparação e estudo no ecossistema florestal. O curso de engenharia florestal tem a duração de 05 anos. Uma curiosidade a primeira faculdade que teve o curso de engenharia florestal foi na cidade de Viçosa no estado de Minas Gerais.
A universidade de Brasília é uma das melhores universidades que oferta o curso de engenharia florestal, a faculdade de viçosa ficar em terceiro lugar no ranking das melhores universidades.
As principais matérias que estão na grade curricular da graduação de engenharia florestal são: anatomia, fisiologia e taxonomia vegetal; entomologia; estudo dos solos e das bacias hidrográficas; hidrologia; ecologia; zoologia.
Um engenheiro florestal ganha em media 6 a 8,5 salários mínimos, trabalhando 08 horas diária e 44 horas semanas.