Dia 17 de janeiro é celebrado o Dia dos Tribunais de Contas do Brasil

Entretenimento (Imagem: Santos )

A historia dos Tribunais de Contas do Brasil, teve inicio em 7 de novembro de 1890, via decreto, feito por Rui Barbosa, onde determinava os objetivos do tribunal de contas, a fiscalização, autonomia, julgamento, energia e vigilância.

O Tribunal de Contas é uma instituição brasileira que consta na Constituição Federal, tem como objetivo certificar que todo dinheiro público seja usado de forma licita e eficaz, utilizado em prol do beneficio publico, sem possíveis extravios, fiscalizações feitas via Tribunal de Contas da União – TCU.

Em outros países esse sistema de fiscalização pode ser integrado a outros poderes, já no Brasil, o Tribunal de Contas da União – TCU é ligado diretamente ao Poder Legislativo. O Tribunal de Contas tem varias atribuições significativas e de peso, algumas delas são, auxílio ao Congresso Nacional; fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União; fiscalização de entidades da administração direta e indireta; fiscalização da aplicação das subvenções; fiscalização da renúncia de receitas e outras.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários