Dia 04 de janeiro é celebrado o Dia Mundial do Braille

04 de janeiro é dia de celebrar o Dia Mundial do Braille, confira.

calendário (Imagem: Brito Andrade / Mais Atual)

Hoje dia 04 de janeiro, segunda-feira, é comemorado anualmente o Dia Mundial do Braille, voce já se perguntou o que é braille e para que serve? Continue a leitura que logo saberá.

O braille nada mais é que um meio de leitura tátil e escrita para os portadores de deficiência visual e de pouca visão. No ano de 2018, a ONU oficializou a data para comemorar o Dia Mundial do Braile, seria de 04 de janeiro, em homenagem a Louis Braille, o criador do braille,  sistema de comunicação que permite que os cegos e pessoas com visão restrita possam registrar números, o alfabeto, pontuações, cálculos, partituras musicais e realizar leituras usando apenas o sistema tátil, a pontas dos dedos.

O sistema do braille é composto basicamente, por aproximadamente 63 sinais que são registrados em relevos, associados em 02 fileiras verticais, com 3 pontos cada uma, dessa forma reproduz letras, algarismos, sinais de pontuação e a leitura é realizada sempre da direita para a esquerda.

O braille veio para garantir educação, informação e inclusão aos milhares de portadores de deficiência visual e as pessoas com parte da visão comprometida no mundo, por meio de um sistema viável, acessível, seguro e completo.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários